A lógica do dedilhado
Quando começamos a estudar escala pela primeira vez, achamos ‘horripilante’ as passagens de dedo quando se faz 2 ou mais oitavas.
A mão direita passa o polegar por baixo do dedo 3 enquanto a esquerda só passará a mão sobre o polegar quando este chegar.
Fazemos a maior bagunça quanto à passagem do polegar.
Existe uma logica na construção do dedilhado que é simples quando observado na escala de Dó sustenido maior.
A escala de Dó#M tem todos os acidentes (fá-dó-sol-ré-lá-mi e si sustenidos).
Olhando o teclado, usaremos todas as teclas pretas e apenas duas brancas.
Veja:
Em qualquer escala usaremos esse padrão, seja começando em tecla branca ou preta.
Mão direita, a partir do Dó Central
aperte as duas teclas pretas com os dedos 2 e 3 (placa),
passe o polegar na tecla branca mi# (fá),
passe a mão e aperte as 3 teclas pretas com os dedos 2, 3 e 4 (placa),
passe o polegar na branca si# (dó).
Faça isso separadamente subindo, descendo e na extensão toda do piano.
A mão esquerda fará o mesmo, partindo também do Dó Central.
Agora faça de mãos juntas em movimento direto,
ou seja, a mão direita o dedo 2 e 3 no Dó Central e a esquerda no DÓ 8ª abaixo.
Todas as escalas seguem esse padrão de passagem do polegar.
Se entendemos o processo não precisamos ler as escalas num livro, ou ‘decorar’ o dedilhado.
Consulta e outros assuntos técnicos, Oscar Beringer. (IMSLP-Beringer.Estudos Técnicos)
Sempre usaremos esse padrão para qualquer escala seja em tecla branca ou preta.
1 . | 2 . 3 | 1 . | 2 . 3 . 4 | 1 . | 2 . 3 | 1 . | 2 . 3 . 4 |
||: É PROIBIDO :||
☺ dedo 1 e 5 em tecla preta ☺
Para o estudo específico de ESCALAS
Numa obra dependerá do contexto