Para estudar uma obra, não basta apenas ler as notas e o ritmo.
É preciso “LER TUDO”!
E para ler tudo faz-se necessário a análise da obra.
Para poder analisar precisamos de ferramentas básicas e estas páginas vão mostrar o básico sem aprofundamento.
Apenas o básico para, ao estudar a obra, se atente aos detalhes que o compositor escreveu.
É através da análise que se entende o caminho poético que o compositor percorreu.
Com certeza teremos maior proveito e o entendimento nos levará a ter mais
vontade de estudar para ouvir essa poesia que é tão subjetiva porém, cheia de emoções.
Então vamos lá!!!
A primeira coisa a se pensar ao estudar é na altura e distância do banco em relação ao piano – ou teclado.
O conforto é fundamental assim como o apoio do corpo no banco dividido entre o chão – os pés.
ALTURA DO BANCO
Para medir sua altura, relaxe totalmente os ombros e coloque as mãos sobre o teclado.
Se o cotovelo estiver muito acima ou abaixo do teclado, regule o banco para que ele fique em alinhado ao teclado.
DISTÂNCIA DO INSTRUMENTO
Sente mais na ponta do banco para deixar livre a coxa para o uso do pedal (mesmo que não o use).
O corpo deverá fazer um L, porém, um L levemente inclinado – como um L em itálico L.
O inverso – (itálico ao contrário) – NEM PENSAR!!!
Perceba que uma leve inclinação, L, faz você sentir melhor o apoio no chão e se você colocar o corpo inclinado ao contrário, o apoio dos pés passou mais para o banco.
Com a posição L o cotovelo fica mais livre e não tão “grudado” ao corpo. Mais liberdade gestual.
Melhor ângulo
Ângulo sem apoio no chão
Os POLEGARES ditam a ordem dos dedos.
O posicionamento é o mais natural possível.
Imagine uma bola no centro da palma da mão. Os dedos ficam ligeiramente curvados.
Os dedos têm três falanges.
A primeira falange é responsável pelo ARCO da mão.
Tocamos com a terceira falange – com a polpa do dedo e não com a ponta.
Devemos tomar o máximo cuidado de não quebrar as falanges pois ao quebrar
perde-se a resistência do dedo e consequentemente o resultado sonoro será outro.
Repare que a primeira falange (em verde) do POLEGAR começa no punho, no início da mão.
Por esse motivo é que podemos escondê-lo por trás da mão parecendo que temos quatro dedos ligados a ela.
Ele é o responsável pela elasticidade, ou seja, é o dedo que passará por baixo da mão.