I N T E R V A L O S
É necessário, para ter um entendimento básico o conhecimento de INTERVALO.
Se as Escalas Maiores seguem um padrão (T.T.sT-T-T.T.sT), logo os intervalos também seguirão o mesmo padrão.
O que difere de um intervalo a outro é a quantidade de semitons.
Olhando o teclado abaixo, irá perceber que entre as teclas Dó e Ré,
tem uma tecla sendo pulada.
Temos então 1 tom, porque entre Dó e a próxima tecla – Dó# – tem 1/2 tom, ou 1 semitom.
Dizemos que é um intervalo de 2ª Maior, por conter 1 tom.
Entre as teclas Dó e Mi, temos três teclas separando.
(Dó.Dó#=semitom – Dó#.Ré=semitom {1 T} Ré.Ré#=semitom – Ré#.Mi=semitom {1T}: Total 2 Tons.
Chamamos o intervalo de 3ª Maior.
O modelo abaixo serve para qualquer tonalidade MAIOR
qualquer alteração na tríade, deverá ser cifrado
Lembra-se das Tríades?
Elas serão de muita valia neste momento, pois se você sabe tocá-las, você saberá achar a diferença entre Tríade Maior e Tríade Menor.
O que caracteriza uma tonalidade é o intervalo de 3ª. Se maior ‘M‘ e se menor ‘m‘.
Se tocar a tríade de Dó Maior, a 3ª é Mi natural.
Mas se coloco um bemol (abaixo o som em 1 semitom), a 3ª ficará Menor, ou seja Dó menor.
O intervalo JUSTO se aumentar semitom ficará AUMENTADO.
E se abaixar semitom ficará DIMINUTO.
Segue abaixo as regras de cifragem.
campo harmônico maior
TRÍADES COM A 7ª NOTA
Em cada tríade será colocada a 7ª nota, ou seja,
acrescentar o intervalo de 7ª e analisar o comportamento desta 7ª,
se Maior ou menor ou Diminuta.
Cifragem:
7ª Maior = 7+
7ª menor = 7
7ª diminuta = 7-
Note que teremos três terças sobrepostas e a análise será sempre a partir da nota base da tríade.
I . IV . V . I ou seja,
O 1º acorde seguido pelo 4º , 5º e retornando ao 1º acorde.
Campo Harmônico Maior
IGUALDADE ENTRE OS ACORDES
Reparou a igualdade na estrutura dos acordes?
I7+ . IV7+
IIm7 . IIIm7 . VIm7
Nas 12 tonalidades maiores, essa estrutura será a mesma.
E na prática?
Toda essa analise proporcionará uma melhor compreenção de como o compositor pensou a obra
e consequentemente fará com que tenhamos maior consciência da sonoridade a fazer.
O acorde chave do sistema é o V grau.
Uma tríade Maior com 7ª menor, causará um TRÍTONO (3 tons) entre a 3ª e a 7ª notas do acorde
e sendo notas sensíveis da escala, este TRÍTONO atrairá a 3ª e a tônica da tonalidade.
Dessa forma, conhecendo o caminho harmônico que o compositor traçou tornará sua Interpretação e expressão muito mais rica.