COLORIR A MÚSICA

o micro som

Ligaduras ligam os sons, unem os sons uns aos outros, mas também informam a sonoridade a ser feita.
Tudo dependerá da melodia e da harmonia, por isso é fundamental analisar a obra que vamos tocar.

Basicamente temos ligaduras de 2, 3 e 4 sons.

LIGADURA DE DOIS SONS

LIGADURA DE TRÊS SONS

LIGADURA DE QUATRO SONS

LIGADURA DE FRASE

O Pequeno Pastor de C. Debussy

Faz uma introdução só para a mão direita que se faz jus ao nome da peça.

MICRO SONS

Aplicando Regras

Estudo de arpejo e escala do compositor que escreveu ótimos exercícios para qualquer grau de dificuldade.

Carl Czerny . exercício op. 599 nº 45

Johan Sebastian Bach

Sobre as Articulações

A ARTICULAÇÃO É A LÍNGUA DO COMPOSITOR.
COMO ELE ARTICULA A SUA FRASE.
COMO ELE FALA A FRASE.

Se você não observar as articulações, os movimentos que você deverá treinar numa frase,
você não estará interpretando o compositor mas sim VOCÊ!!!

O compositor diz: “Seu olhar me deixou apaixonado!”
E você diz: “Seu nariz é estonteante!”

Observe atentamente as articulações para não cometer gafes!!! (kkk)

Temos três articulações ou toques básicos:

Ligado | Não Ligado | Stacatto

No toque ligado não há interrupção do som entre uma tecla e a próxima.

No não ligado você tem que deixar a tecla subir e após apertar a próxima,
causando uma minúscula pausa entre um som e outro.

Na articulação stacatto o toque deve ser seco,
como se ‘beliscasse’ a tecla imaginando o violão.

LIDADO

NÃO LIGADO

STACATTO

As articulações têm muito a ver com a velocidade da obra.

Robert Schumann na peça “Ecos do Teatro” do Álbum para Juventude
pede para ser “Bem ágil” e não escreveu nenhum stacatto,
porém pela velocidade o toque sairá stacatto, com exceção da ligadura nas notas marcadas.

R E L A X

Gravação de um trecho no piano digital Roland usando o efeito Hoo-Haa