D i N â M i C a

Podemos afirmar que a dinâmica na música é o mesmo que colorir.

Do som suave de uma brisa para um fortíssimo, como um furacão.

Se fôssemos criar uma pintura,
talvez escolheríamos traços fortes com cores vibrantes
em contraste com algum momento de cores suaves e relaxantes na tela de uma pintura.

Com o som é o mesmo e quem dita as cores é a estrutura acórdica e sua melodia.

Se você experimentar tocar a cadência básica I-IV-V-I e depois
substituir o IV pelo IIm, perceberá uma tensão menor entre a passagem do I para o V.

Quando conhecemos a harmonia da obra, mesmo que os símbolos sonoros
não estejam marcados, deduzimos que dinâmica – que cor – fazer.

Na música a dinâmica não é reta, ou seja, só p ou f e sim rica em sonoridades, micro nuances,
e isso devemos a harmonia, a ordem ou a sequencia de acordes
que o compositor escolheu para a sua composição.

Existem muitos outros aspectos que realçam a música
como a articulação e os símbolos sonoros.

s o n o r i d a d e


Plano Sonoro

É a indicação da sonoridade base


Sinais de Dinâmica

Sinais independentes do Plano Sonoro, ou seja, qualquer que seja o Plano Sonoro,
devemos aumentar ou diminuir a sonoridade.
A Ligadura de Frase, além de indicar uma execução unida – sem espaço (pausa) entre cada som –
indica também que o início e o fim da frase sejam leves –
logicamente dependendo da analise harmônica e fraseológica
para determinar como usar as ligaduras de frase.


AS MÃOS PRECISAM DE TREINAMENTO SONORO

Estudar uma obra sem observar a dinâmica pedida pode acarretar em vícios sonoros que o corpo irá automatizar.

A dica é estudar uma frase, repeti-la até sentir que a mecânica começa a obedecer.
Sentindo isso, coloque imediatamente o pensamento na sonoridade enquanto a mecânica está “quente”.

É pela construção sonora que se consegue começar a “curtir” o estudo, se sensibilizar com a obra.


EXERCÍCIO DE SONORIDADE

O modelo acima é o básico para o controle sonoro dos dedos.
Realize-os bem lentamente várias vezes percebendo se você coloca peso diferente em cada dedo.

Você encontrará muito, mas muito mesmo,
ligaduras que unem dois sons diferentes.

No exemplo acima a primeira nota é sonora e a segunda é mais suave
e assim como o inverso deverá ser praticado.

É o controle de dois sons apenas:
um + e o outro –
ou
um – e o outro +

E MUITO CUIDADO!!!

pois o segundo som (Ré) não deve ser ligado ao terceiro (Mi)


Dominante (V) e Tônica (I)
Trítono
Tensão | Relaxamento

+  –

Assim como o inverso se melodicamente ou o compositor indicar:

–   +