P A R T I T U R A S

Esperteza do ratinho
Bão-ba-la-lão
A bandinha do coreto
Passa-passa-gavião
A manquinha
Cantiga de ninar
E a cozinheira faz assim
Capelinha de melão
e mais…
Iniciando o estudo do piano.pdf
Iniciação ao Piano
Piano Divertido.pdf
O palhaço e seu cachorro
Gatinhos fofos
Barcarolle
O pastor e seu rebanho
O salto dos gafanhotos
Pop, pop, pop! Vai a pipoca
E MAIS…
13 peças para os pequenos.pdf
Marcha do povo da floresta
Desfile da ovelha negra
A roda gigante
O circo chegando na cidade
Valsa da árvore de natal
E MAIS…
Que gostoso estudar piano.pdf
Cisnes no lago
No balanço
No balanço das árvores
Degraus
Sinos da igreja
Dança holandesa
Tríade quebrada
Estudando tríade
Para os Novatos.pdf
Clementi Mozart Diabelli Hummel Müller
Diabelli Pleyel Schumann Bertini
Antologia Pianística . obras de compositores.pdf
Pequeno Livro de Anotações de Anna Madalena Bach
Um livro com bordas douradas e com as iniciais “A. M. B. 1725”, foi o presente pessoal de Johann Sebastian Bach à sua segunda esposa,
a jovem cantora Anna Magdalena, com quem se casou em 1721.
Muitas das composições contidas neste “Pequeno Livro” foram indubitavelmente destinadas a servir as necessidades musicais domésticas de Anna Magdalena como vocalista,
enquanto outros itens podem ser vistos como tendo cumprido um propósito educacional na instrução musical das crianças.
Nesta reedição, 10 danças do “Pequeno Livro de Anotações de Anna Madalena Bach”.
AnnaMadalenaBach.pdf
As invenções de Bach são um prato cheio para aquisição de independência de dedos, movimento e sonoridade.
O termo “Invention” no barroco é a designação para se executar com 2 instrumentos.
O Tema é apresentado por uma mão e em quanto a resposta do tema é realizada,
a outra mão reprisa o tema, mas sempre atrasado (enquanto a resposta temática é realizada).
J.S. Bach 15 invenções.pdf
Redigitada as 23 Peças Fáceis de Bach sem articulações, como é característico da época.
Fica a critério do intérprete criar as suas articulações de acordo com algumas regras.
GRAU CONJUNTO pode-se ligar e SALTO não ligar assim como o ritmo poderá influenciar nas decisões das articulações.
Bach 17 peças.pdf
Carl Czerny, nascido em Viena, 21 de fevereiro de 1791 e faleceu em 15 de julho de 1857.
Filho e discípulo de Wenzel Czerny, tendo também durante algum tempo estudado com Beethoven, tão rapidamente desenvolveu as suas qualidades pedagógicas, que aos 15 anos de idade já era um mestre acatado e em pouo tempo tornou-se o mais célebre professor de piano em Viena, contando alguns entre os seus discípulos: Liszt, Thalberg, Doehler.
Além de várias obras, os seus trabalhos destinados ao ensino do piano, sobretudo os estudos, muitos dos quais de grande e duradouro valor têm atravessado os tempos, nada deixando a desejar, mesmo diante das exigências as mais modernas.
Aqui seguem, reeditados, 16 exercícios do compositor para iniciantes em PDF, papel A4.
C. Czerny.16 Exercícios básicos.pdf
Os Cinco Dedos . 26 exercícios para os 5 dedos Op.777
Johann Friedrich Franz Burgmüller nasceu em Ratisbon (atual Regensburg) na Alemanha. Seu pai, Friedrich August Burgmüller, e seu irmão mais novo, Norbert Burgmüller, também foram compositores. Sua mãe era pianista e cantora Therese von Zandt.
Mudou-se para Kassel em 1829 para estudar com Ludwig Spohr e Moritz Hauptmann. Lá apareceu como pianista para seu primeiro concerto em 14 de janeiro de 1830.
Friedrich foi morar em Paris em 1832 (aos 26 anos), onde permaneceu até sua morte. Norbert, seu irmão, fez planos de se juntar a ele em Paris, em 1835. No entanto, ele se afogou em um ‘Spa’ em Aachen um ano depois. Em Paris, Friedrich adotou a música parisiense e desenvolveu seu estilo de tocar (leve), marca registrada. Escreveu muitas músicas de salão para piano e publicou vários álbuns. Burgmüller também passou a compor estudos de piano destinados a crianças. Morreu em Paris em 1874.
Johann Friedrich Franz Burgmüller, geralmente conhecido como Friedrich Burgmüller talvez mais conhecido por três coleções de estudos infantis (ou “peças de ensino”) para piano, particularmente sua obra Op. 100 “25 Estudos Fáceis e Progressivos” para alunos intermediários iniciantes; as outras duas coleções, para estudantes mais avançados, são as obras Op. 105 e 109.
Segue uma das “Peças de Salão”, o Rondó Alla Turca Op. 68, Nº 3
Franz Burbmüller. Rondó Alla Turca.papelA4.pdf
Marc Burty (Lyon, 18 de fevereiro de 1827 – Lyon, 2 de fevereiro de 1903) foi um compositor francês de expressão delicada e professor de música no tradicional Lycée de Lyon. Em determinadas composições, recorreu ao pseudônimo Georges Bull, sob o qual assinou parte de sua produção artística. Seu envolvimento com o harmônio teve início em Paris, graças ao contato com Alfred Lefébure-Wély, célebre organista que o introduziu ao instrumento. Essa aproximação resultou não apenas em um profundo apreço pelo harmônio, mas também em seu posterior ensino na instituição lionesa. Burty dedicou-se majoritariamente à escrita de peças para piano, cuja publicação ocorreu em Paris ao longo de mais de quatro décadas, entre 1859 e 1900.
Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, nasceu em Salzburgo, 27 de janeiro de
1756 e morreu em Viena, com 35 anos em 5 de dezembro de 1791, compositor austríaco do período clássico.
Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos
instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar
para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce.
Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da
vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso.
É provável que tenha composto a Sonata Nº 1 para piano a quatro mãos em 1780 com 24 anos. Ao
visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na
capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira.
Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além
de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma
esposa, Constanze, e dois filhos.
Sonata Nº1 KV 357 para piano 4 mãos.pdf
Ludwig van Beethoven (Bona, batizado em 17 de dezembro de 1770 – Viena, 26 de março de 1827) compositor e pianista alemão. Ele é uma das figuras mais reverenciadas na história da música ocidental; suas obras estão entre as mais executadas do repertório da música clássica e abrangem a transição do período clássico para a era romântica neste gênero musical. A carreira de Beethoven é convencionalmente dividida nos períodos inicial, intermediário e final. Seu período inicial, durante o qual ele forjou seu ofício, é normalmente considerado como tendo durado até o ano de 1802. De 1802 até por volta de 1812, seu período intermediário mostrou um desenvolvimento individual a partir dos estilos de Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart, e às vezes é caracterizado como “heroico”. Durante esse período, o compositor começou a ficar cada vez mais surdo. Em seu último período, de 1812 a 1827, ampliou suas inovações na forma e expressão musical. (wikipedia)
Iniciando com Beethoven.pdf
Beethoven.Danças campestres.pdf
Peças para iniciantes e de dificuldade mediana.
Franz Behr
Xaver Chwatal
Gurlitt
Souza Lima
Rodgers
Schubert
Reinecke
PecasParaPiano-Inicio-Medio.pdf
Peças para Piano de média dificuldade.
Tchaikowsky
Beethoven
Poldini
Rowley
PecasParaPiano-MediaDificuldade.pdf
Alec Rowley (1892 .1958) foi um compositor, organista, pianista, palestrante e escritor inglês especializado em música. Compôs um grande número de obras de cunho educacional, embora com algumas obras orquestrais e corais de maior escala. Foi um dedicado professor, radialista e escritor; após sua morte, o Prêmio Memorial Alec Rowley foi instituído no Trinity College of Music.
Quatro Miniaturas para Piano.pdf
Edino Krieger (Brusque, 1928 – Rio de Janeiro, 2022) foi um compositor brasileiro. Um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional.
Brusquense de origem multiétnica, aos sete anos seu pai começou a instruí-lo em violino, e com 14 anos deu um concerto em Florianópolis que lhe valeu uma bolsa de estudos do governo do estado, transferindo-se para o Rio de Janeiro em março de 1943. Ali ingressou no Conservatório Brasileiro de Música, tendo aulas de violino com Edith Reis.
Frequentou também o curso livre de composição ministrado por Hans-Joachim Koellreutter, na instituição. Com a saída de Koellreutter do Conservatório, passou a frequentar os cursos em sua casa, estudando composição, análise musical e história da música e integrando o Grupo Música Viva ao lado de Koellreutter, Claudio Santoro, Guerra-Peixe e Eunice Catunda. (wikipedia)
Os Três Peraltas para piano a 6 mãos.pdf
Aylton Escobar nasceu em São Paulo, em 1943, compositor e maestro que ocupa a cadeira n.º 25 da Academia Brasileira de Música.
Foi aluno de Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri na Academia Paulista de Música, onde estudou composição. Aperfeiçoou-se em Nova York em música eletrônica, com Vladimir Ussachevsky.
Seus estudos de piano foram feitos com Lúcia Branco, responsável pela formação de toda uma geração de grandes pianistas brasileiros.
Camargo Guarnieri foi seu professor de composição e suas aulas de regência foram feitas com Alceo Bocchino e Francisco Mignone.
Estudou música eletroacústica nos Estados Unidos, na Universidade Columbia, em Nova York.
Seresta Opus Um para piano a 4 mãos.pdf
Mozart. Minuet
Haydn. Gypsy rondo
Mendelssohn. Cosolation
Schubert. Serenade
Kullak. The clock
Obras para Piano Vol2.pdf
Clementi foi um grande desenvolvedor da moderna técnica pianística. Por sua técnica virtuosística, Clementi exerceu influência em compositores como Johann Baptist Cramer, Ignaz Moscheles, Frederic Kalkbrenner e Carl Czerny. Tanto sua técnica pianística quanto composicional foram estudadas por Ludwig van Beethoven, que o tinha em alta conta como compositor e pianista. Clementi admirava Beethoven, sendo o executante mais admirado de suas peças para piano e editor de suas composições no Reino Unido.
Clementi também chegou a disputar um duelo pianístico em frente ao imperador austríaco José II, em 24 de dezembro de 1781, contra ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart, que o considerou uma mera “maravilha mecânica”.
Em todo o século XIX as obras de Clementi voltadas ao desenvolvimento da técnica pianística, especialmente seu Gradus ad Parnassum, serviu de base a todas as produções do gênero.
Clementi foi diretor da Philharmonic Society em Londres. Fundou uma editora musical e uma firma de fabricação de pianos. Uma de suas obras mais famosas é a Sonatina em dó maior, Opus 36 número 1.
Foi provavelmente o primeiro compositor a escrever peças dedicadas às possibilidades dinâmicas do então novo instrumento de teclas e cordas percutidas: o piano.
Dois Duettinos para piano 4 mãos.pdf
Rondo em Sol Maior Op. 41 para piano 4 mãos.pdf
Jan Ladislav Dussek nasceu em 12 de fevereiro de 1760 e morreu em 20 de março de 1812 foi um compositor e pianista virtuoso do período clássico tcheco. Foi um importante representante da música tcheca no exterior na segunda metade do século XVIII e no início do século XIX. Algumas de suas obras para piano mais voltadas para o futuro têm traços frequentemente associados ao Romantismo.
Dussek foi um dos primeiros virtuosos do piano a viajar amplamente pela Europa. Apresentou-se em cortes e salas de concerto, de Londres a São Petersburgo e Milão, e foi celebrado por sua destreza técnica. Durante uma estadia de quase dez anos em Londres, foi fundamental na ampliação do tamanho do pianoforte e recebeu um dos primeiros pianos de 6 oitavas de John Broadwood.
Harold Schonberg escreveu que ele foi o primeiro pianista a sentar-se ao piano de perfil para a plateia, o que lhe valeu o apelido de “le beau visage” (“o belo rosto”). Todos os pianistas subsequentes sentaram-se no palco dessa maneira. Ele foi um dos pianistas mais conceituados da Europa antes da ascensão de Beethoven à proeminência.
Dussek.Alla Tedesca.Rondo.pdf
Johann Nepomuk Hummel (Bratislava, 14 de novembro de 1778 — Weimar, 17 de outubro de 1837) foi um compositor e virtuoso pianista austríaco.
Nascido em Bratislava, Eslováquia, filho de um músico eminente, foi criança prodígio, tendo sido discípulo de Mozart, Clementi, Haydn e Salieri. Foi também amigo de Beethoven e de Schubert. Foi mestre de capela em Weimar a partir de 1819. Brilhante concertista, contribuiu para o desenvolvimento da técnica pianística. Compôs obras para piano, óperas, bailados, peças orquestrais.
Sua principal obra é para o piano, instrumento em que foi um dos grandes virtuosos de sua época. Escreveu oito concertos para piano, um concerto duplo para violino e piano, dez sonatas para piano, oito trios de piano, um quarteto de piano, um quinteto de piano, um octeto de sopro, um sonata para violoncelo, dois septos para piano, um concerto para bandolim, uma sonata para bandolim, um concerto para trompete, um “Grande Fagote Concerto” em Fá, um quarteto para clarinete, violino, viola e violoncelo, música para piano a quatro mãos, 22 óperas e Singspiels, e missas.
Hummel-Sonatina-Scherzo-Rondo-para piano.pdf
Hummel-Allegro para piano.pdf
Friedrich Daniel Rudolf Kuhlau , escrito também como Frederick Kulav , nasceu em 11 de setembro de 1786 e morreu em 12 de março de 1832, foi um pianista e compositor dinamarquês do final do período clássico e início do período romântico . Ele foi uma figura central da Era de Ouro dinamarquesa e está imortalizado na história cultural dinamarquesa por sua música para “Elves’ Hill” , a primeira obra genuína do Romantismo Nacional Dinamarquês e um tributo velado à monarquia absoluta .
Durante sua vida, Kuhlau foi conhecido principalmente como pianista de concerto e compositor de ópera dinamarquesa , e foi responsável por apresentar muitas das obras de Beethoven, que ele admirava profundamente, ao público de Copenhague.
Embora sua casa tenha sido incendiada, destruindo todos os seus manuscritos inéditos, ele ainda deixou um legado de mais de 200 obras publicadas na maioria dos gêneros.
Rondo Op. 111, Nº 1 para piano 4 mãos.pdf
Georg Friedrich Händel ou Haendel (Halle an der Saale, 23 de fevereiro de 1685/ — Londres, 14 de abril de 1759) foi um compositor alemão, naturalizado cidadão britânico em 1726.
Desde cedo mostrou notável talento musical, e a despeito da oposição de seu pai, que o queria um advogado, conseguiu receber um treinamento qualificado na arte da música. A primeira parte de sua carreira foi passada em Hamburgo, como violinista e maestro da orquestra da casa de ópera local. Depois dirigiu-se para a Itália, onde conheceu a fama pela primeira vez, estreando várias obras com grande sucesso e entrando em contato com músicos importantes
Fixou-se definitivamente em Londres, e ali desenvolveu a parte mais importante de sua carreira, como empresário operístico e autor de óperas, oratórios e música instrumental. Quando adquiriu a cidadania britânica adotou o nome George Frideric Handel. É considerado um dos maiores mestres do barroco musical europeu.
Haendel.Fantasia e Preludio para piano.pdf
Gustav Cornelius Gurlitt (10 de fevereiro de 1820 – 17 de junho de 1901) foi um compositor alemão.
Foi colega de classe de Carl Reinecke, cujo pai era chefe do Conservatório de Leipzig. Gurlitt estudou com o pai de Reinecke por seis anos.
Sua primeira aparição pública aos dezessete anos foi bem recebida, e decidiu ir para Copenhague para continuar seus estudos. Lá, estudou órgão, piano e composição com Curlander e Weyse. Enquanto em Copenhague, conheceu o compositor dinamarquês Niels Gade, que permaneceram amigos até a morte de Gade.
Gurlitt-Pequenas peças para piano.pdf
Gurlitt. 16 estudos melódicos op.198 para iniciantes.pdf
Christian Louis Heinrich Köhler (5 de setembro de 1820 – 16 de fevereiro de 1886) foi um compositor, maestro e professor de piano alemão.
Estudou piano em Viena com Carl Maria von Bocklet, Simon Sechter e Ignaz von Seyfried. Como maestro, trabalhou em Marienburg e Elbing. Posteriormente, estabeleceu-se em Königsberg em 1847, período em que se concentrou no ensino de piano e em escrever sobre música.
Foi crítico do Hartungsche Zeitung e seus escritos eram bem conhecidos por Liszt e Wagner.
Köhler compôs três óperas, um balé, escreveu livros sobre teoria musical e também várias obras educacionais para piano.
Estudo Elementar de Escala | Cinco Dedos e Escala
Kohler-Estudos-Escalas-CincoDedos-para piano.pdf
Kohler-estudos op50 e op162 para piano.pdf
Kohler-school of velocity op242.pdf
Ignaz Josef Pleyel (Ruppersthal, Baixa Áustria, 18 de junho de 1757 – Paris, 14 de novembro de 1831), compositor austríaco da Era clássica. Foi provavelmente o maior compositor popular na Europa, além de ser um importante editor musical e construtor de pianos.
Pouco se sabe sobre a natureza de seus estudos com Haydn, iniciados por volta de 1772, mas evidentemente o seu progresso foi o suficiente para agradar ao seu patrono, o Conde Ladislaus Erdödy, para que este expressasse a sua gratidão a Haydn, oferecendo-lhe um carro e dois cavalos para os quais o príncipe Esterházy concordou em fornecer um cocheiro e forragem.
Se os estudos de Pleyel lembravam os de Beethoven, então poder-se-á assumir que ele realizou um curso sistemático de estudos de contraponto com Haydn, com base na própria versão anotada e revista do compositor do tratado da Fux Gradus ad Parnassum e supervisão dos exercícios de Pleyel na composição.
Durante os seus estudos com Haydn, Pleyel compôs uma ópera de marionetes, “Die Fee Urgele” que estreou no Eszterháza em novembro de 1776 e também foi apresentada no Nationaltheater em Viena. A ópera de marionetes de Haydn “Die Feuerbrunst” também foi representada em 1776 ou 1777, com uma abertura que agora se supõe ser em grande parte composta por Pleyel. A primeira posição profissional de Pleyel parece ser como mestre de capela do Conde Erdödy, embora não haja documentação existente sobre esta parte da sua carreira.
Pleyel-Sonata Op.9 para piano.pdf
Franz Peter Schubert (Himmelpfortgrund, 31 de Janeiro de 1797 – Viena, 19 de Novembro de 1828) foi um compositor austríaco do fim do classicismo, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo.
Escreveu cerca de seiscentas peças musicais, bem como óperas, sinfonias, sonatas entre outros trabalhos. Viveu apenas trinta e um anos e para além de um círculo restrito de conhecedores, não teve reconhecimento publico. Mas o interesse pela sua música aumentou significativamente nas décadas que se seguiram à sua morte.
O contributo para colocar Schubert no panteão dos grandes compositores da história da música europeia foi dado por outros grandes compositores do século XIX que foram seus admiradores, como Felix Mendelssohn, Robert Schumann, Franz Liszt ou Johannes Brahms.
Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.
Marcha militar para 2 pianos a 8 mãos.pdf
Allegro moderato e Andante para piano 4 mãos.pdf
Piotr Ilitch Tchaikovsky (Vótkinsk, 7 de maio de 1840 – São Petersburgo, 6 de novembro de 1893) compositor russo do período romântico, cujas obras estão entre as mais populares do repertório clássico. Primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, sua carreira foi impulsionada por sua participação como regente convidado em outros países da Europa e nos Estados Unidos. Como reconhecimento, em 1884 foi homenageado pelo imperador Alexandre III e recebeu uma pensão vitalícia.
Embora musicalmente precoce, Tchaikovsky foi educado para uma carreira na administração pública. Em sua juventude eram escassas as oportunidades para uma carreira musical na Rússia, e não existia educação pública na área. Quando surgiu uma oportunidade para esse tipo de formação, ele ingressou no nascente Conservatório de São Petersburgo, no qual se graduou em 1865. O treinamento que ele recebeu nessa instituição, orientado para o estilo musical do Ocidente, destacou-o dos compositores do movimento nacionalista da época, cujos principais representantes eram os compositores do Grupo dos Cinco. O treinamento de Tchaikovski levou-o a reconciliar o que aprendera com as tradições musicais nativas de seu país, às quais ele havia sido exposto desde a infância. Dessa reconciliação, ele forjou um estilo musical pessoal mas inconfundivelmente russo, uma tarefa particularmente desafiadora pois os princípios que governavam a melodia, a harmonia e outros fundamentos da música tradicional russa diferiam grandemente daqueles que governavam a música da Europa Ocidental, aparentemente negando o possível uso da música russa em composições ocidentais em larga escala ou a formação de um estilo híbrido. Além disso, a cultura russa exibia uma personalidade dividida, com seus elementos nativos e importados distanciando-se cada vez mais desde a época de Pedro I, e isso resultara em incertezas, dentre a intelligentsia russa, a respeito da identidade nacional do país. Essa ambiguidade teve importantes reflexos na carreira de Tchaikovski, e levou a uma série de conflitos pessoais que prejudicaram a sua autoconfiança. (wikipedia)
Album for the Young Op.39
Marcha dos soldados de madeira
A boneca nova
A boneca doente
O enterro das bonecas
O sanfoneiro
Canção da cotovia
Manhã de inverno
O pequeno cavaleiro
E MAIS…
Album for the Young Op.39.pdf
G.Fauré. Dolly Op. 56 para piano 4 maos.pdf
Rêverie de Claude Debussy é uma das obras mais conhecidas do compositor em seu período inicial, escrita originalmente para piano por volta de 1890 (embora publicada apenas em 1891). O título significa literalmente “devaneio” ou “sonho acordado”, e já antecipa o caráter contemplativo e delicado da peça.
É considerada uma obra de juventude, antes de Debussy consolidar totalmente seu estilo impressionista. Mesmo assim, já mostra sinais da linguagem harmônica ousada que ele desenvolveria mais tarde.
Mistura traços do romantismo tardio com a suavidade e a atmosfera que viriam a ser marcas do impressionismo musical.
A peça não é descritiva no sentido literal, mas cria uma paisagem sonora subjetiva, como se fosse uma lembrança ou um estado de espírito tranquilo.
Rêverie. para piano 4 mãos.pdf
Aram Khachaturian, Tbilisi, Geórgia, 6 de junho de 1903 – 1 de maio de 1978, foi um compositor e maestro armênio soviético. Ele é considerado um dos principais compositores soviéticos.
Nascido e criado em Tbilisi (hoje capital da Geórgia), Khachaturian mudou-se para Moscou em 1921, após a sovietização do Cáucaso. Sem formação musical prévia, matriculou-se no Instituto Musical Gnessin, estudando posteriormente no Conservatório de Moscou na classe de Nikolai Myaskovsky, entre outros. Sua primeira grande obra, o Concerto para Piano (1936), popularizou seu nome dentro e fora da União Soviética.
Sonatina
Valse Caprice
Iva está muito ocupado
Khachaturian.3Peças para piano.pdf
Obras de Compositores Brasileiros
DANÇA NO CAMPO | VAMOS BRINCAR DE RODA?
João de Souza Lima nasceu em São Paulo em 21 de março de 1898. (1898 – 1982) Pianista virtuoso, maestro e compositor, Souza Lima destacou-se na cidade de São Paulo ainda jovem ao acompanhar solistas que visitavam cidade do início do século XX.
Na Europa aperfeiçoou seus estudos com Maurice Ravel.
MARQUÊS DE RABICÓ
João Portaro (1897-1963) compositor e arranjador compôs a Série Monteiro Lobato, para piano, em 1961, um dos marcos da literatura pianística para iniciantes.
A BAIANINHA DAS COCADAS
Oscar Lorenzo Fernández (Rio de Janeiro, 4 de novembro de 1897 — Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1948) foi um compositor brasileiro. Filho de pais espanhóis, ainda rapaz começou a tocar nas festas dançantes do Centro Galego.
CHORINHO BRASILEIRO
Guilherme Leanza (Guglielmo Leanza) (Maletto, Sicília, 1909 — Sumaré, 1985) foi um compositor, maestro, professor, poeta e advogado brasileiro nascido na Itália.
MIXOLÍDIO | SANFONEIRO EM RÉ
Osvaldo Costa de Lacerda (São Paulo, 23 de março de 1927 – São Paulo, 18 de julho de 2011) foi um pianista e compositor brasileiro.
Iniciou seus estudos de piano aos nove anos de idade. No início, apenas sua mãe apoiava sua decisão de seguir carreira musical. Seu pai preferia fazer dele um advogado. Em 1947, Osvaldo Lacerda passa a ter aulas de piano com José Kliass e, três anos depois, com Camargo Guarnieri.
IMPROVISO
Joaquim Antonio Barrozo Netto (Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1941) foi um compositor e pianista brasileiro. É o patrono da cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Música.
Obras de Compositores Brasileiros.pdf
Oscar Lorenzo Fernández (Rio de Janeiro, 4 de novembro de 1897 — Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1948) foi um compositor brasileiro.
Filho de pais espanhóis, ainda rapaz começou a tocar nas festas dançantes do Centro Galego. Aos dezoito anos compôs a ópera Rainha Moura.
Em 1917 ingressou no Instituto Nacional de Música, onde iniciou os estudos de teoria, harmonia, contraponto e fuga, com os professores Francisco Braga, Henrique Oswald e Frederico Nascimento, considerado seu mentor artístico. Em 1923, por ocasião de doença de Frederico Nascimento, assumiu como substituto na cadeira de Harmonia, que se tornou permanente dois anos depois.
Compositor brasileiro da fase nacionalista, tem obra relativamente pequena caracterizada pelo apuro formal. Marcou época o Trio Brasileiro, de 1924, para piano, violino e violoncelo.
Em 1936, fundou o Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até a sua morte.
SUÍTE DAS CINCO NOTAS
Despertar | Teimosia | Acalanto | Roda | Pastoral | Lamento
L-Fernandez-SuiteDas5Notas.pdf
SUÍTE HISTÓRIAS DA CAROCHINHA
“Carochinha” refere-se principalmente à pequena barata (ou besouro-fêmea) que é a protagonista do conto infantil popular “Conto da Carochinha”, onde ela procura um noivo.
A expressão “histórias da carochinha” também pode ser usada para descrever histórias infantis ou fantasias, ou até mesmo mentiras bem elaboradas e narrativas fictícias ou desculpas inventadas.
Villa-Lobos compos as Histórias da Carochinha em 1919.
Villa-Lobos- Suíte Histórias da Carochinha.pdf
DOZE CIRANDINHAS
As “Cirandinhas” de Heitor Villa-Lobos são uma coletânea de 12 pequenas peças para piano, compostas em 1926. Fazem parte de um grupo maior de obras do compositor baseadas no universo infantil e no folclore brasileiro, como as Cirandas, o Guia Prático e o Album Infantil.
Diferentemente das Cirandas, que são peças mais longas e expansivas, cada Cirandinha é breve, concentrada, e funciona quase como um apontamento poético-musical.
Villa-Lobos se inspira em cantigas de roda brasileiras, muitas vezes melodias populares que ele harmoniza e transforma, mantendo a essência da simplicidade, mas explorando cores harmônicas modernas.
Foi um modo de valorizar a cultura popular e, ao mesmo tempo, de renovar o repertório pianístico brasileiro.
Cada peça tem caráter conciso, direto, às vezes de apenas algumas dezenas de compassos. Algumas soam delicadas e líricas, outras são rítmicas e brincalhonas, lembrando realmente a movimentação das crianças em rodas. Villa-Lobos emprega harmonias ousadas e sobreposições modais, criando contrastes entre a ingenuidade da melodia popular e a sofisticação da escrita pianística. Apesar de pequenas, as peças podem ter grande riqueza rítmica e harmônica, revelando o estilo inconfundível do compositor.
01.Zangou-se o cravo com a rosa
02. Adeus, bela morena!
03. Vamos, maninha…
04. Olha aquela menina…
05. Senhora pastora…
06. Cai, cai, balão…
07. Todo o mundo passa
08. Vamos ver a mulatinha
09. Carneirinho, carneirão…
10. A canoa virou…
11. Nesta rua tem um bosque…
12. Lindos olhos que ela tem…
Villa-Lobos.12 cirandinhas para piano.pdf
da SUÍTE CARNAVAL DAS CRIANÇAS
8. A folia de um bloco infantil – 4 mãos (The Frolics of a Band of Children)
Villa-Lobos-A Folia de um Bloco Infantil-Piano4Maos.pdf
BRINQUEDO DE RODA
Brinquedo de Roda
Tira o seu pezinho
A moda da carranquinha
Uma, duas angolinhas
Os três cavalheiros
Garibaldi foi à missa
Vamos todos cirandar
Composta em 1912